quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Confecção de remos de Stand Up Paddle

Remos em madeira de Kiri , originária do Japão em sistema de reflorestamento na região serrana , estado de Santa Catarina. Esta madeira japonesa se adapta muito bem ao clima frio da região.

Extremamente leve com fibras alongadas , é resistente ao tempo e forte o suficiente para aguentar nas remadas.



A pá do remo tem um angulo de 10 graus em relação ao cabo para facilitar a remada na entrada e na saída na água.

Pá com fundo double-concave.


Primeiramente é feito uma colagem tipo sanduiche . Quanto mais camadas de madeiras coladas , mais resistente fica o remo.

Depois é plainado e cortado o out-line. Onde se define o tamanho do cabo e o formato da pá , onde existem vários modelos.


O shape é feito na lixadeira , o fundo da pá pode ser de vários tipos : concave simples , double-concave , v botton-concave ou flat.



Após a lixa à mão é dado várias camadas de verniz. Os dois remos da esquerda estão na madeira crua e o da direita com acabamento . Pode-se tambem revesti-los com resina acrílica ou epoxi para ficarem mais resistentes , mas aumentam o peso tambem.


Produto final pronto para uso.

Um comentário:

  1. Ola meu amigo, gostaria de ter um contato com você, falar sobre shape, musica e adjacencias rsrsrs, e tambem sobre onde voce consegue a madeira kiri pois tenho muito interesse e nao encontro aqui em santa catarina (moro em florianopolis) sou baiano, toco guitarra, baixo, teclado, faço prancha, enfim...quero aprender com seu conhecimento se possivel...obrigado pela atenção nicolas

    ResponderExcluir